Blog

Dicas Vaso e Cor | Cinco cuidados para ter com as plantas no inverno

Saiba como manter suas plantas bonitas e saudáveis durante os dias mais frios do ano

Quando o inverno chega, a grande maioria da população muda seus hábitos para se proteger do frio. Se você é pai ou mãe de planta, saiba que a rotina delas também é alterada durante a estação mais fria do ano, quando elas diminuem a capacidade de absorver luz e tem crescimento reduzido.

Se a sua casa é repleta de vasos de plantas, confira essas cinco dicas que separamos para mantê-las bonitas e saudáveis durantes os dias mais frios do ano.

1) Rega

Um dos principais cuidados com as plantas está na rega. Mas ao contrário da estação mais quente, que algumas espécies precisam ser regadas até três vezes por semana, no inverno essa frequência diminui. Com as temperaturas mais baixas, a água demora mais tempo para evaporar, e umidade em excesso pode apodrecer as raízes. Antes de regar, uma dica é verificar com o dedo se a terra está molhada.

2) Poda

Como no inverno as plantas crescem menos devido a umidade e a luz solar ser menos intensa, é importante evitar as podas. Procure manter o jardim apenas limpo e bem cuidado, retirando folhas e galhos soltos para evitar que se criem fungos na raiz da planta.

3) Adubo

Para que a planta mantenha um aspecto vistoso e se desenvolva, o adubo é uma parte importante nesse processo. Mas durante a estação mais fria do ano, ele deve ser usado em menor quantidade. Por estimular a brotação, o adubo acaba trazendo um desgaste desnecessário para a planta, já que no inverno elas precisam poupar energia para florir na primavera.

 4) Luz

No inverno, a luz do sol é menos intensa e aparece por menos tempo durante o dia. Por isso é importante deixar a planta próxima da janela, de preferência em um local com circulação de ar, para que a planta consiga fazer a fotossíntese.

5) Terra

Para garantir uma melhor absorção da água e oxigenação do solo, é importante fazer a aeração. Com o tempo, é comum que a terra fique dura, por isso é importante afofá-la. Esse processo pode ser feito com o cabo de uma colher, de forma superficial, com cuidado para não atingir o caule da planta.

Gostou das dicas? Siga as nossas redes sociais clicando aqui para ficar por dentro de todas novidades.

Clique aqui para acessar a nossa loja virtual e adquirir o seu Vaso e Cor favorito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *