Blog

Adubo orgânico: saiba como fazer em casa

O adubo é essencial para manter suas plantas sempre saudáveis, e ele pode ser feito em casa

Quem é pai de planta, seja iniciante ou mais experiente, sabe que ter uma vegetação natural em casa requer alguns cuidados diários, como regar, posicionar a planta em um local adequado para a espécie, com muita ou pouca incidência de luz e coloca-la em um vaso decorativo adequado. Mas além de todos esses cuidados, existe um tão importante quanto: a adubação.

Os nutrientes presentes no adubo são essenciais para o cultivo saudável da planta, e para quem gosta de cuidar de todos os detalhes e colocar em prática o DIY (Faça você mesmo em tradução livre), pode optar pelo adubo orgânico, e o melhor é que dá para fazer em casa.

Adubo NPK

Um dos tipos de adubos orgânicos é o NPK – sigla que significa nitrogênio, fósforo e potássio -, que possuem nutrientes importantes para a manutenção das plantas. E em casa, você encontra os ingredientes necessários para fazer o seu próprio adubo NPK.

São necessários três ingredientes: borra do café coada (nitrogênio), casca de banana (potássio) e casca de ovo (cálcio). Basta bater no liquidificador, adicionar água até ficar bem diluído e depois de pronto, coloque em um recipiente e acrescente um pouco de terra.

Como fazer

Deixe o adubo descansar por três dias e pronto, está feito o adubo orgânico caseiro. Uma dica é usar dois recipientes, um dentro do outro, para evitar que o líquido proveniente do adubo transborde.

Adubando as plantas

Você pode aplicar o adubo orgânico uma vez por semana diretamente na terra das plantas. Após, coloque um pouco de água para absorver melhor. É recomendável colocar o adubo uma vez por semana na planta. No inverno, esse período pode ser de uma vez por mês.

Gostou da dica? Conheça nossa linha de vasos decorativos que vão transformar a decoração e o paisagismo da sua casa! Acesse nossa loja virtual clicando aqui.

Referência: Casa e Jardim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *