Blog

5 passos para montar uma horta em vasos

Ter sempre à mão hortaliças e temperos frescos e saudáveis é mais fácil do que você imagina.  A engenheira agrônoma e paisagista Franciny Koch, ensina a montar uma horta em vasos em apenas 5 passos.

Ter hortaliças e temperos sempre frescos, iniciar uma alimentação mais saudável, se conectar com a natureza e manter um hobby relaxante são apenas algumas das inúmeras vantagens de se ter uma horta em casa.

Para aproveitar todas essas vantagens, não é necessário morar no campo ou ter um grande espaço. Com o vaso correto qualquer cantinho disponível serve, basta ter criatividade e dedicação.


A Engenheira Agrônoma e Paisagista Franciny Koch ensina a montar uma horta em vasos em apenas 5 passos.

Confira:

1 – A primeira etapa é a escolha do vaso. É importante escolher um vaso que tenha no mínimo 15cm de altura, para comportar as etapas do plantio e, é claro, que caiba e harmonize com o espaço escolhido para ter a sua horta.


Jardineira Ritmos P, M e G – acabamento Auto Brilho – cor Mel.

 

2 – O segundo passo é escolher a vegetação que será plantada, pois cada planta tem suas características. As plantas de folhas largas vão pedir mais umidade e aquelas de folhas fininhas são as que querem menos água. “Se você plantar, por exemplo, uma hortelã com um alecrim uma das duas irá morrer – ou afogada ou sede. Às vezes é por isso que você já tentou fazer sua horta e não deu certo”, explica Franciny. Por isso, é importante escolher sempre plantas com características e ciclos de vida parecidos.

Dica extra: colha sempre de fora para dentro.

 

3 – O terceiro passo é a drenagem. As etapas da drenagem são: argila expandida, manta drenante e substrato.  “Usamos aqui argila expandida, mas você pode usar pedras britada, seixos, cascalhos. Só não coloca casca de pinus porque ela apodrece”, alerta Franciny.

Com a argila expandida, você vai forrar o fundo do vaso em torno de 3 a 5 cm, cobrindo todos os espaços. Em seguida, irá colocar a manta drenante (pode ser a manta Bidin ou um feltro) e por último cobrir com uma camada fina de substrato, para que tenha espaço para os torrões das plantas que virão a seguir.

4 – Hora do plantio. Posicione o torrão no local desejado do vaso, de acordo com a quantidade de plantas que você escolheu. Tome o cuidado de deixar um espaço entre elas, para que as plantas possam crescer e se desenvolver. O torrão precisa ficar dois dedos abaixo da borda do vaso e o espaço que ficar na lateral das plantas, deve ser coberto com substrato, sem apertar a planta e nem socar o substrato.

5 – A última etapa é cobrir o substrato. Franciny recomenda a casca de pinus para fazer essa cobertura. “Além de ficar lindo esteticamente, essa cobertura impede que a água entre com força e compacte o solo”. A casca tem a função de diminuir a velocidade da água, proteger o substrato de voar com o vento e ainda ajuda a segurar a umidade necessária dentro do vaso.

 


Horta em vasos.

Aproveite essas dicas para montar a sua e aproveitar todos os benefícios dessa prática.

Acesse nosso canal no Youtube para assistir ao vídeo de como montar a sua horta com a Engenheira Agrônoma e paisagista, Franciny Koch.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *